LG realiza Fórum para discutir convergência digital

No mês de maio a LG Electronics realizou, na Casa do Saber em São Paulo, o Fórum Digital LG, evento voltado para jornalistas de diversos segmentos, no qual especialistas e executivos parceiros da empresa sul-coreana debateram o futuro da televisão, além de como a diversidade e a convergência das novas tecnologias digitais estão mudando a forma e o conteúdo da informação que chega à população.

Na ocasião, os debatedores, moderados pela jornalista e blogueira Rosana Hermann, expuseram a visão das mais diversas áreas que permeiam a convergência digital. O primeiro a falar foi o Professor da Escola Politécnica da USP Marcelo Zuffo, que abordou um tema mais técnico, explicando que, desde o lançamento da TV Digital aberta no Brasil, em dezembro de 2007, inúmeras inovações foram e estão sendo incorporadas aos televisores de tela fina.

Em seguida, Fernanda Summa, Gerente de Produtos de Televisores da LG explicou que a TV conectada traz escolha ao consumidor e revelou que em pesquisa realizada pela empresa para o lançamento desse produto, detectaram-se hábitos do consumidor que reforçam a necessidade de um equipamento que agregue convergência digital. Surya Mendonça, Diretor do Sub Segmento Residencial da Telefônica, falou sobre o mercado de banda larga no país, além de delinear as perspectivas da internet para os próximos anos.

Os executivos dos parceiros nacionais de conteúdo para o NetCast TM, Julio Duram, Diretor de Interface de Produtos do Portal UOL e Paulo Castro, Diretor Geral do Portal Terra, discutiram os desafios de arquitetura e usabilidade na navegação extracomputador, além das novas possibilidades de aplicações na era da convergência digital e multiplataforma. Por fim, a advogada especialista em Direito Digital Patrícia Peck, explanou sobre os aspectos legais nessa crescente mudança dos conteúdos digitais e os limites de responsabilidade dos provedores de informação e conteúdo.

Após as apresentações, os espectadores puderam interagir e fazer perguntas aos palestrantes. Em seguida, todos foram encaminhados à sala para a experimentação dos lançamentos da LG. “O objetivo do Fórum não foi apenas lançar a linha de televisores Infinita com NetCastTM, queríamos oferecer também conteúdo e informação relevante aos jornalistas presentes”, explica Fernanda Summa, gerente de produtos de televisores da LG Electronics.